O Projecto Educativo é o resultado de muita pesquisa, observação, reflexão e decisões, que tentarão ser o fio condutor para intervir adequadamente, indo de encontro às necessidades da realidade que é esta Instituição. A primeira etapa de recolha e tratamento de dados, apesar de exaustiva, acaba por ser um bom instrumento para análise e reflexão sobre a Instituição, a equipa educativa e o seu desempenho, o que nos leva a uma constante avaliação e reformulação. Foi na análise e no confronto de todos os dados resultantes das observações e questionários realizados, que conseguimos chegar à identificação de algumas necessidades para traçar perfis de mudança. Para darmos conta de todo processo, organizámos este projecto em diferentes partes que se complementam.
Numa primeira parte começamos por apresentar os aspectos metodológicos referentes ao processo de recolha, tratamento e interpretação dos dados. Segue-se a contextualização da Instituição, nas suas várias valências, espaços, materiais, equipa educativa e clientes. A política educativa surge como outro ponto fulcral para a caracterização da mesma. Tendo como base os dados recolhidos, partimos então para aquilo que consideramos ser necessário para alcançar melhores resultados a nível pedagógico: são os chamados perfis de mudança. Estes apontam-nos para a identificação de metas que surgem como base para o Projeto Curricular de Escola. Terminamos apresentando a forma como todo este processo irá ser avaliado.
Esperamos que este documento dê visibilidade àquilo que pretendemos colocar em prática e que as metas apresentadas possam ser atingidas e satisfazer os anseios, necessidades e expectativas da nossa comunidade educativa.