Nos dias de hoje as crianças estão cada vez mais despertas para o mundo envolvente e colocam-nos novos desafios. Pretendemos dar resposta a estes desafios apostando na escuta da criança, valorizando os seus saberes, competências, sensibilidades e experiências. Esta valorização leva a que a criança cresça, consiga ser mais autónoma e responsável, tornando-se o centro de todo o processo educativo.
Tendo em vista o perfil de criança pretendido, a Instituição tem como base a metodologia do Movimento da Escola Moderna, assim como o Trabalho de Projeto, como forma de partir dos interesses e necessidades da criança levá-la a apropriar-se naturalmente das aprendizagens realizadas.
Como aprendizagens especificas promovemos a sensibilização para uma língua estrangeira, educação ambiental, o despertar religioso e a partilha intergeracional.
Creche
Por acreditarmos que desde cedo a criança necessita de um ambiente estimulante e rico em afetos, a nossa Creche é um espaço que oferece um ambiente securizante, onde as rotinas se tornam momentos em que se fortalecem relações de confiança e de prazer e onde se desenvolvem atividades estimulantes a nível cognitivo, sensório-motor e sócio- afectivo. É neste contexto que as crianças de 1 e 2 anos têm, semanalmente, aulas de Expressão Musical orientadas por uma docente da respetiva área.
Pré-escolar
Valorizando a individualidade e a personalidade de cada criança, a Instituição proporciona condições de escuta e de diálogo constantes, tornando-a aprendiz participante e co-construtora de conhecimento, identidade e cultura, no processo de aprendizagem. Logo todo o ambiente educativo é organizado em função da criança de forma a ser promotor de aprendizagens significativas nas diferentes áreas de conteúdo: Formação Pessoal e Social, Expressão e Comunicação e Conhecimento do Mundo. Pela sua especificidade, a Instituição faculta semanalmente a todos os grupos, aulas de Expressão Musical orientadas por uma docente da respetiva área.